Augusto Boal

Blog

Teatro e cotidiano em cena: um dia no núcleo da Maré da ETP

21.05.2025

Em maio, o Núcleo Maré da Escola de Teatro Popular (ETP) se reuniu para mais um encontro repleto de energia criativa, trocas e construção coletiva. Entre jogos teatrais, dinâmicas de grupo e muito debate, o grupo também avançou na preparação da cena que será apresentada na terceira edição do Festival Augusto Boal.

A cena, construída a partir da linguagem do Teatro Jornal de Boal, aborda um caso real ocorrido na UFRJ: trabalhadores terceirizados do Restaurante Universitário ficaram sem receber salário. A partir desse fato, a encenação mergulha nas contradições que emergem entre os próprios trabalhadores e nas diferentes posturas adotadas pelos estudantes diante da situação. Com olhar crítico e sensível, o núcleo transforma notícia em cena, denúncia em teatro.

O Núcleo Maré começou suas atividades no dia 2 de abril e se encontra todas as quartas-feiras, das 9h30 às 12h, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). O espaço, que também abriga o pré-vestibular popular, o jornal O Cidadão, o Ecoa e o Museu da Maré, é território de luta, memória e educação popular. É um solo fértil para a arte comprometida com transformação social.

Entre uma improvisação e outra, é possível perceber: o teatro ali não é apenas té1cnica, é ferramenta de pensamento, voz coletiva e imaginação política.

__________________________
O Núcleo Maré faz parte do projeto “Escola de Teatro Popular” com patrocínio do Ministério da Cultura, através da emenda 958743