Augusto Boal

Blog

Mandato Político Teatral de Augusto Boal

04.04.2023

Em abril as publicações das nossas redes serão dedicadas ao período em que Boal foi vereador na cidade do Rio de Janeiro.


Em janeiro de 1993, Augusto Boal toma posse na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o seu Mandato Político Teatral, junto a um grupo de animadores culturais, seus assessores. Na foto abaixo, Chico Alencar, Adilson Pires, Antônio Pitanga, Benedita da Silva, Augusto Boal e Jurema Batista na posse dos vereadores do PT.


“Pela primeira vez na história do teatro e na história da política, uma companhia teatral inteira entra para o Poder Legislativo. Como se deu o milagre? A coincidência como categoria do acaso. O desejo e a meta: ir além!” (BOAL, 1996)

Seu mandato pretendia democratizar a política, através do teatro. Como já vinha desenhando, desde a campanha do Lula de 1989, propostas para o PT de uma linha da Cultura Política. Foi durante seu mandato que desenvolveu o Teatro Legislativo, que trazia o Teatro Fórum, técnica já difundida do Teatro do Oprimido, para o debate político, para criação de leis, junto a quem Boal acreditava que deveria criar as leis: o povo. Com isso, diversos grupos e coletivos teatrais foram criados na cidade do Rio de Janeiro e muitas leis foram debatidas na rua, com a população, através de peças teatrais. Muitas dessas leis foram aprovadas. Ao longo do mês iremos compartilhar documentos, discursos, fotos, depoimentos, relativos a esse período da vida política do dramaturgo.