Augusto Boal

Blog

Augusto Boal e o Partido dos Trabalhadores (PT)

27.02.2023

Desde seu retorno do exílio ao Brasil, Boal manteve relações estreitas com o Partido dos Trabalhadores, PT. Foi filiado ao Partido e vereador da cidade do Rio de Janeiro (1993-1996). Participou das campanhas à presidência do Lula em 1989, em 1994 e em 2006. Esteve ao lado de Benedita em sua campanha para Prefeitura do Rio, em 1996, quando Boal era candidato à vereador.

Durante esse período, sua atuação sempre esteve ligada na relação da política com a cultura, tanto em seu mandato, político teatral, quanto nas campanhas que participou. Formulou propostas de políticas para cultura já na primeira campanha do Lula, em 1989 e continuou essa elaboração nas campanhas seguintes, junto a diversos artistas.

Boal acreditava que “a política do PT, e a sua própria razão de existir, sempre foi e é a de colocar o ser humano no centro de suas preocupações fundamentais; sua política cultural não poderá ser diferente. Por isso, ao pensar um Plano Cultural pensamos em Cultura como Política e pensamos no desenvolvimento pleno do cidadão atrofiado pelas precárias condições de vida e por um Estado autoritário. Pensamos em vias alternativas para a atividade social e política da cidadania, fatigada pelo discurso estéril e sem sabor. Pensamos em novas formas de comunicação que traduzam uma nova política humanista”.

No contexto atual, devemos reconhecer que o PT mantém essa consciência da Cultura como Política, assumindo a retomada do importante Ministério da Cultura, setor completamente desmontado pelo governo passado e rebaixado à Secretaria, dentro do Ministério do Turismo. A retomada do Ministério, sob responsabilidade da Ministra Margareth Menezes, coloca a Cultura no lugar de importância que Boal acreditava que ela deve ter em um projeto de Governo e mais ainda, em um projeto de sociedade.

A relação do dramaturgo com o Partido dos Trabalhadores poderá ser acompanhada aqui no blog do Instituto Augusto Boal e nas nossas redes sociais. Vamos compartilhar alguns documentos, imagens e textos que retratam essa história ao longo dessa semana, nos acompanhe!