Augusto Boal

Blog

Nota sobre Zumbi

14.08.2012

Recebemos este mail que uma espectadora de Zumbi nos enviou depois de ter visto o espetáculo de domingo.
É uma jurista que participa ativamente da OAB.
Nos sentimos muito felizes e orgulhosos, é claro!

Em tempos de Audiência pública da Comissão Nacional da Verdade na OABRJ (dias 13 e 14 de agosto), em que a escravidão cruel permanece, convoco os cariocas, especialmente os advogados, para assistir ao espetáculo Zumbi, baseado no inaugural musical Arena Conta Zumbi, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.
O teatro brasileiro em belíssima encenação de Zumbi, com elenco negro atuando segundo o sistema curinga, apresenta a sua tradução do compromisso com a história dos vencidos.
Uma das obras mais importantes da dramaturgia brasileira, que honra a verdade quando canta: “É um tempo de guerra é um tempo sem sol”.
Texto (Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri) e música (Edu Lobo) dispensam comentários, bastam, simplesmente, para eu ficar grata e orgulhosa da oportunidade de ser contemporânea a homens que fazem a diferença.
A idealização de Cecília Boal e a realização do Instituto Augusto Boal e Olhar Brasileiro Produções Artísticas estabelecem a parceria perfeita com a Direção Geral do decano João das Neves, que, em suas palavras, restituem nosso primeiro herói ao público de nosso teatro.
Com curta temporada no Rio (deve seguir em setembro para São Paulo e depois Minas Gerais), o espetáculo merece ser vivenciado por todos os professores de história e seus alunos, por todos os estudantes que só ouviram falar dos anos perversos da ditadura e, sobretudo, por todos nós que ainda mantemos um fio de emoção humana.
“Nós queremos contar para os jovens de hoje como pensavam, o que desejavam, porque lutavam os jovens que viviam em plena ditadura”. (Cecília Thumin Boal)
Espetáculo: ZUMBI
Local: CCBB RJ – Teatro II
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ
Temporada: DE 02 DE AGOSTO a 02 DE SETEMBRO de 2012 / QUINTA A DOMINGO ÀS 19h30 no Teatro Dois do Centro Cultural Banco do Brasil

Tags:

|