Augusto Boal

Blog

OAB/RJ homenageia Augusto Boal em entrega de Prêmio Jurídico

15.04.2011

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 31, na sede da Seccional, a cerimônia de entrega do 38º Prêmio Jurídico Augusto Boal, que homenageou o dramaturgo ao tratar do tema “Cidadão não é aquele que vive em sociedade; é aquele que a transforma” -Teatro Legislativo – Exercício Pleno da Cidadania e Processo Legislativo.
O concurso avalia obras inéditas de advogados e estagiários e destacou, nesta edição, os trabalhos de Jamile Khede Israel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), premiada com 12 mil reais pelo primeiro lugar, e de Naira Gomes Guaranho de Senna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que recebeu 10 mil reais pela segunda colocação na categoria ‘Advogado’.

Na abertura da solenidade, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ressaltou o orgulho da Ordem em homenagear Boal, exímio defensor dos direitos humanos, que lutou, com sua arte, pela inclusão social das classes menos favorecidas: “Não foi à toa que escolhemos Augusto Boal para dar nome a esse prêmio, porque ele tem, de certa forma, a cara da nossa gestão. Tudo que o ele fez diz respeito àquilo que nós buscamos a frente da OAB/RJ”.
A viúva do dramaturgo, Cecília Boal, esteve presente no evento para receber as homenagens a Augusto e disse que, embora ele tenha ganhado muitos prêmios, tinha uma alegria especial em ver seu nome lembrado pela OAB, por ele, a sua maneira, ter advogado pela causa dos direitos humanos, em todos os sentidos: “Fico feliz com a possibilidade de essa nova geração pesquisar sobre o Augusto e ver sua luta, na época da ditadura, pela cidadania .
Materia na integra no site da OAB-RJ