Augusto Boal

Blog

Seminário de dramaturgia latino-americana, com Cecilia Boal

30.05.2018

Flavio Migliaccio e Cecilia Boal

Vera Gertel e Flavio Migliaccio com a turma do seminário de dramaturgia latino-americana

Hoje recebemos a visita no nosso seminário de Teatro Latino-americano no Teatro Poeira a presença de dois atores que participaram da montagem de Revolução na América do Sul dirigida por Boal no Teatro de Arena de São Paulo. Vera Gertel e Flávio Migliaccio compartilharam nesta manhã conosco um pouco de suas experiências vividas na época. Além disso, lemos também com os convidados duas cenas de Revolução.
Flávio nos contou, por exemplo, o quanto ele se aproximava do personagem do Zé da Silva e como isso facilitou para ele a representação realista que Boal propunha através do método Stanislavsky, que era na época uma forma de atuação totalmente nova. E que até hoje é neste tipo de representação que ele acredita – esta em que você vive o personagem com verdade.
Vera contou que fez nesta peça quatro personagens, e que trocava de roupa oito vezes durante a encenação. Contou da precariedade, falta de recursos que enfrentava o teatro de Arena e que por conta disso ela mesmo (e os outros atores), levavam os figurinos das personagens, ou seja, as roupas que tinham em casa. E na ocasião ela interpretava uma grã-fina e levou o vestido mais bonito que tinha para a personagem.


O conhecimento se espande quando junto às leituras, também debatemos e conhecemos as histórias e contextos nos quais as peças foram construídas. Agradecemos muito a presença de Vera Gertel e Flavio Migliaccio, que tanto nos ensinam sobre a história do nosso teatro, brasileiro, latino-americano.