Augusto Boal

Blog

El Teatro Campesino e o teatro chicano

26.09.2017

O Instituto Augusto Boal vai dedicar o mês de setembro para falar do Teatro Latino-americano e as relações de Boal com países da América Latina.
O grupo El Teatro Campesino foi fundado em 1965 na Califórnia com o objetivo de discutir temas pertinentes à sociedade camponesa chicana através de peças de agit-prop. Um de seus idealizadores é Luis Valdez, um dos mais importantes e influentes dramaturgos americanos da atualidade.
O grupo se formou linhas de piquete da “Delano Grape Strike”, uma greve de trabalho do Comitê Organizador de Trabalhadores Agrícolas e dos Trabalhadores Agrícolas Unidos na Califórnia contra produtores de uva da região. A greve durou mais de cinco anos e terminou com uma vitória significativa para os trabalhadores. O grupo teatral foi importante na luta, criando esquetes a serem exibidas aos trabalhadores em reuniões sindicais.  Em 1969 o Teatro Campesino foi premiado com o Prêmio Obie por “demonstrar a política de sobrevivência”.
Acompanhe o grupo através do site http://elteatrocampesino.com/
Song-2.jpg
Em abril de 2009 a Revista Conjunto, produzida pela Casa de las Americas em Cuba, publicou uma matéria escrita por seu fundador, Luis Valdez. Você pode acessar a entrevista aqui
 

Tags:

| | | |