Augusto Boal

Blog

Evento consagra parceria entre TdO- Maputo e Onu Mulheres

13.12.2012

Conheça a experiência do Teatro do Oprimido em Moçambique,  por Valerie Campos Mello* e Alvim Cossa
No sábado dia 8 de dezembro o grupo do Teatro do Oprimido de Maputo participou da abertura da Marcha dos Homens pela Paz e Contra a Violência de Gênero. A marcha, convocada pela organização Homens pela Mudança – HOPEM – acontece no contexto dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero, que mobilizam ativistas e organizações do mundo inteiro no período que vai de 25 de novembro, Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A marcha contou com o apoio da Onu Mulheres. O Grupo do TdO- Maputo apresentou duas peças sobre a violência contra  a mulher que contaram com uma forte participação do público e foram muito bem recebidas. O impacto  foi forte, mostrando a todos que ‘e possível mudar essa realidade e as atitudes dos homens em relação a violência contra a mulher.
A Marcha pela Paz que seguiu a apresentação reuniu cerca de 1.000 pessoas, homens e mulheres, pelas ruas de Maputo com o objetivo de conscientizar as populações, sobretudo os homens, sobre a urgência de lutar contra um mal que afeta cerca de 55% das mulheres em Moçambique. O objetivo ‘e uma melhor implementação da lei de 2009 contra a violência doméstica.
Após esse evento, espera-se uma parceria permanente entre o TdO- Maputo e a Onu Mulheres na mobilização pela igualdade de gênero e o empoderamento da mulher em Moçambique.

(*)  Mestre e doutora em Ciência Política. Fez carreira nas Nações Unidas na área de diplomacia preventiva, prevenção de conflitos e missões políticas em vários países da Africa. Desde Agosto 2012 é representante da Onu Mulheres em Mocambique, com o mandato de promover a igualdade de gênero, a participação política e empoderamento econômico das mulheres.


                  
             

Tags:

|