Arena conta Zumbi estreou em 1º de maio de 1965 no Teatro de Arena de São Paulo. Escrito por Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, e dirigido também por Boal, tornou-se um marco na história do grupo, inaugurando a série de espetáculos musicais (com “Arena conta Tiradentes” e “Arena canta Bahia”) e o modelo dramatúrgico “Sistema Coringa”, criado por Augusto Boal. A música do espetáculo é assinada por Edu Lobo.
Após o golpe militar de 1964, o grupo busca refletir as mudanças ocorridas no país. O musical coloca em cena a luta dos quilombolas de Palmares e sua resistência. Contando com poucos atores, o grupo se utiliza do sistema coringa revezando os papéis e personagens existentes entre o elenco.
Uma característica marcante do Arena conta Zumbi é ser uma peça teatral com bibliografia. Utilizaram como material de dramaturgia o livro de João Felício dos Santos que chama-se Ganga Zumba e o de Edison Carneiro, O Quilombo dos Palmares.
Com o aumento da repressão política, após a assinatura do Ato Institucional nº 5, em de 1968, o grupo aceita o convite de excursionar pelos Estados Unidos, México, Perú e Argentina, reapresentando Arena Conta Zumbi. Ele inicia a turnê em 1969 com Cecilia Thumim, Isabel Ribeiro, Zezé Motta, Liam Duarte, Renato Consorte, Fernando Peixoto, Hélio Ary e Benedito Silvia no elenco, além dos músicos Theo de Barros, Antonio Anunciação e José Alves.
No México o grupo se apresentou na Cidade do México, em Guadalajara, Puebla e mais uma série de cidades mexicanas. Nos Estados Unidos a temporada se iniciou em Berkley, na Califórnia. Depois seguiu para Ohio e uma temporada em Nova York, com apresentações no New York Shakespeare Festival Public Theatre e demais cidades no estado de Nova York. No Peru o grupo montou a peça no Teatro Segura, em Lima. Em dezembro de 1970 o grupo levou a peça a Argentina por ocasião da abertura do I Festival Latino-Americano de Teatro, em Buenos Aires, e seguiu para Montevidéu, onde foram apresentadas sessões do musical no Teatro El Galpón, em janeiro de 1971.
Depois de alguns anos de sua estreia no Brasil, Zumbi é montado também na Europa. Em 1977, Zumbi é apresentado em Lisboa, Portugal com parte do elenco português. Em 1983 ocorre uma montagem em Graz, Áustria.
Local
Teatro de Arena, São Paulo
elenco
Anthero de Oliveira, Isaias Amada, David José, Susana de Moraes, Gianfrancesco Guarnieri, Lima Duarte, Marília Medalha, Vanya Sant’anna, Carlos Castilho, Anunciação, Nenê
TEXTO
Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal
mÚSICA
Edu Lobo
Direção
Augusto Boal
Direção musical
Carlos Castilho
cenografia
Flávio Império
produção
Myriam Muniz
montagem
Antonio Ronco