Augusto Boal

Blog

"Arena conta Zumbi"

27.11.2017

Em 1968 foi gravado o LP “Arena conta Zumbi”, com as músicas utilizadas no espetáculo. Os autores da peça Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri em conjunto com Carlos Castilho, diretor musical, assinam o texto na contracapa do LP:
“Esta peça foi encenada pelo Teatro de Arena de São Paulo no dia 1º de maio de 1965.
A letra de “Zambi no Açoite” é de Vinicius de Moraes.
Neste disco cantam os atores que interpretaram a peça originalmente. Não se trata de um disco de “música”, no sentido convencional, mas, sim, de um documento sobre o espetáculo. Por esta razão não seria compreensível convidar para esta gravação cantores profissionais. Não se procurou sequer sanar os defeitos mais óbvios que se pode facilmente constatar. Estas falhas fazem parte de uma experiência mais ampla, “Arena conta Zumbi”, peça e espetáculo em que se procurou utilizar totalmente todos os meios e instrumentos estéticos que as artes plásticas, a musica e a poesia podem oferecer.
Neste momento, no Brasil, processa-se uma verdadeira revolução estética e a primeira autenticamente brasileira. Outros movimentos importantes certamente aconteceram anteriormente, porém refletindo, e muitas vezes tardiamente, fenômenos idênticos acontecidos no estrangeiro. A mais avançada arte brasileira de hoje não segue modas, estilos ou formas de fazer, que por acaso floresçam em metrópoles. É uma arte que surge do homem que procura, lutando e perdendo e lutando ainda, conquistar sua posição de sujeito. O Brasil produz, assim, uma arte em que as barreiras entre estilos e gêneros são destruídas, como se destroem as próprias barreiras entre uma arte e outra. O Brasil produz agora uma arte impura. Em “Arena conta Zumbi”, peça e espetáculo formavam-se de impurezas. Todas estas impurezas foram carinhosamente conservadas nesta gravação. Estamos certos de que esta necessidade será entendida.”
As músicas gravadas no LP estão disponíveis em nosso SoundCloud

Tags:

| | |