Augusto Boal

Blog

Augusto Boal e o México

28.09.2017

Em setembro o Instituto Augusto Boal dedicará suas publicações a difusão do Teatro latino-americano, apresentando diversos grupos e suas conexões com o trabalho de Augusto Boal.
Após o Ato Institucional nº5 em 1968 e a radicalização da censura no Brasil, o Teatro de Arena faz uma turnê em 1969 pelos Estados Unidos, Peru, Argentina e México. A proximidade do trabalho de Augusto Boal com o México se manteve por muitos anos.

AB.ABOf.013

Elenco do Teatro de Arena em turnê na Cidade do México


O Teatro de Arena apresentou as peças Arena conta Zumbi Arena conta Bolívar (escrita por Boal em 1969 e censurada no Brasil) no Teatro Degollado, em Guadalajara.
AB.ABOt.060 aw

Programa de Arena conta Zumbi (1969) no Teatro Degollado em Guadalajara, México


Em 1971 Augusto Boal escreveu a peça Torquemada, que relatava a sua prisão e tortura ocorrida no Brasil e em 1973 o grupo mexicano CLETA UNAM (Centro Libre de Experimentación Teatral y Artística da Universidad Nacional Autónoma de México) montou a peça por vários lugares da América Latina, participando dos festivais de Manizales na Colômbia e Caracas na Venezuela. As apresentações da peça foram dedicadas ao diretor Carlos Giménez, deportado logo após iniciar os ensaios com o grupo.
AB.ETOt.001

Programa da apresentção de Torquemada pelo grupo CLETA-UNAM (1973)


Todas as imagens aqui utilizadas estão disponíveis em nosso Banco de Dados online: http://www.acervoaugustoboal.com.br/

Tags:

| | | | | |