Augusto Boal

Blog

Neste sábado – Lançamento de livro sobre Teatro Jornal no Rio de Janeiro

27.11.2014

Neste sábado (29/11), às 15h30, ocorre na Biblioteca Parque, no Rio de Janeiro (av. Presidente Vargas, 1261), o lançamento do livro Coisas de Jornal no Teatro, do jornalista e pesquisador Eduardo Campos Lima.
Publicado pela editora Expressão Popular/selo Outras Expressões, o livro conta a história do Teatro Jornal, gênero fundamentado na teatralização de notícias que surgiu na Rússia revolucionária, foi praticado nos EUA, na época da Grande Depressão, e acabou reinventado pelo teatrólogo Augusto Boal em 1970, no Teatro de Arena de São Paulo.
O livro inclui estudo aprofundado do desenvolvimento dos Living Newspapers (ou Jornais Vivos) no Federal Theatre Project (Projeto Federal de Teatro), iniciativa do governo de Franklin Roosevelt para dar trabalho a artistas desempregados, na década de 1930.
Faz também uma análise minuciosa deTeatro Jornal: Primeira Edição, criada por um grupo de jovens atores do Teatro de Arena e dirigida por Boal em 1970. A peça foi a última montagem de Boal no Teatro de Arena e a experiência inaugural do teatrólogo com o Teatro do Oprimido.
O estudo traz ainda depoimentos de alguns dos criadores do Teatro Jornal nos EUA e no Brasil, além de fotos inéditas das montagens. As imagens de Teatro Jornal: Primeira Edição, produzidas pelo fotógrafo e professor aposentado da USP Victor Knoll, nunca haviam sido reveladas.
O lançamento será seguido de palestra do diretor teatral Aderbal Freire-Filho, às 16h30.