Augusto Boal

Blog

Ato da Sbat em São Paulo

02.08.2013

Salão Nobre do Theatro Municipal

Convidamos você! Participe conosco!
Dia 12 de agosto, segunda feira, às 19h.

A Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT é uma sociedade sem fins lucrativos, definida como de utilidade pública, que arrecada e distribui direitos autorais aos seus associados. A Sociedade também atua recolhendo os direitos de autores de outros países encenados no Brasil e enviando esses direitos para as Sociedades congêneres no exterior. Bem como recebe os direitos dessas mesmas Sociedades quando nossos autores são encenados no estrangeiro.

SBAT  foi sempre dirigida e administrada por autores teatrais e compositores, integrantes do seu quadro social e eleitos em Assembléias Gerais. Sua missão é zelar pelos direitos do autor, difundir a dramaturgia e estimular a atividade autoral realizando plenamente sua vocação de centro cultural da dramaturgia no país. Ela é a guardiã da obra teatral, dos grandes direitos, do imenso acervo teatral brasileiro e também garante o cumprimento da Lei de Direito Autoral. Na SBAT a propriedade intelectual dos nossos autores e de seus descendentes sempre esteve e sempre estará garantida.

Desde 1917 em defesa do direito autoral.
Reconhecida como Utilidade Pública Federal pelo Decreto no 4.092 de 4 de Agosto de 1920.
A SBAT foi fundada em 1917 por obra de Chiquinha Gonzaga que via suas composições se difundindo pelo país e até pelo mundo sem que houvesse nenhum pagamento por isso. Seu primeiro presidente foi João do Rio e contou com Viriato Correia para secretariar e assinar a Ata de Fundação no dia 27 de setembro de 1917.
Gestões incompetentes e fraudulentas levaram, nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais a um situação extremamente difícil de quase insolvência. Aderbal Freire Filho junto com Alcione Araujo, Ziraldo e Millôr Fernandes, em 2004, assumiram a responsabilidade sobre a SBAT, através de um Conselho Diretor e decidiram  reabilitar a Sociedade. Mas as dificuldades foram tantas e tantos eram os problemas acumulados que ao longo desses quase dez anos a situação foi piorando. Aderbal acabou ficando sozinho nessa luta e até comprometendo seu patrimônio pessoal tal era o montante das dívidas trabalhistas e impostos atrasados. Mas pela SBAT, o grande marco cultural do país, a casa do Teatro Brasileiro, que foi a primeira Sociedade de autores criada na América Latina, valia a pena lutar para preservar esse grande patrimônio cultural do país.
Aderbal, no Rio de Janeiro, reuniu em abril desse ano, a classe teatral no Teatro Ipanema e explicou em detalhes os fatos que levaram a SBAT a essa situação extremamente difícil. Embora tardiamente, pediu ajuda e apoio à causa da SBAT, que estava prestes a fechar suas portas. A classe reunida imediatamente se prontificou a ajudar com apoio de considerável maioria que se organizou e passou a ocupar a nossa Sociedade impedindo seu fechamento. Daí surgiu o Movimento SBAT – 100 anos 1917 – 2017, com o objetivo de chegar ao centenário com as contas saneadas. Com isso queremos que a SBAT volte a ser reconhecida como a casa do artista brasileiro. O Movimento pensa uma SBAT para o futuro que viverá não somente da arrecadação dos direitos teatrais, mas também dos direitos audiovisuais, devolvendo a ela o seu papel de pólo irradiador de cultura.
Nosso objetivo é fazer o mesmo em São Paulo: uma reunião para esclarecer as razões para que a classe teatral paulista participe também dessa luta. Para isso preparamos um encontro num espaço simbólico para a cultura brasileira, o
Salão Nobre do Theatro Municipal.
Convidamos você! Participe conosco!
Dia 12 de agosto, segunda feira, às 19h.

Tags: