Augusto Boal

Blog

A luta contra a violência de gênero

23.12.2012

Teatro do Oprimido na luta contra a violência de gênero, por Alvim Cossa
Sábado, 8 de dezembro, o Grupo do Teatro do Oprimido-Maputo participou da abertura da Marcha dos Homens pela Paz e contra a violência de Gênero. A marcha, convocada pela organização Homens pela Mudança – HOPEM, acontece no contexto dos 16 dias de ativismo contra a violência de gênero, que mobilizam ativistas e organizações do mundo inteiro no período que vai de 25 de novembro, Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher, até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A marcha contou com o apoio da ONU Mulheres. O Grupo do TdO apresentou duas peças sobre a violência contra  a mulher que contaram com uma forte participação do público e foram muito bem recebidas. O impacto  foi forte, mostrando a todos que é possível mudar essa realidade e as atitudes dos homens em relação à violência contra a mulher.
A Marcha pela Paz que seguiu a apresentação reuniu cerca de mil pessoas, homens e mulheres, pelas ruas de Maputo com o objetivo de conscientizar as populações, sobretudo os homens, sobre a urgência de lutar contra um mal que afeta cerca de 55% das mulheres em Moçambique. O objetivo é uma melhor implementação da lei de 2009 contra a violência doméstica.
Esse evento, abre perspectivas para uma parceria permanente entre o GTO-Maputo e a ONU Mulheres na mobilização pela igualdade de gênero e o empoderamento da mulher em Moçambique.
(*) Alvim Cossa é Coordenador Geral do GTO-Maputo.

Tags: