Augusto Boal

Blog

Lançamento de livro re-visita a obra de Augusto Boal

11.03.2012

A Estética de Boal – Odisséia pelos Sentidos resultado da pesquisa de mestrado de Flavio Sanctum, Curinga do Centro de Teatro do Oprimido – CTO, traz um levantamento histórico desde o Teatro de Arena até a criação do CTO e avança para a leitura particular que Boal faz do conceito de Estética. O livro expõe os conceitos de Pensamento Sensível e Pensamento Simbólico, bases para a compreensão da teoria e da prática do Teatro do Oprimido e propõe uma analogia entre os Neurônios Estéticos, neurônios sugeridos por Boal para serem responsáveis pelas nossas capacidades estéticas, e a Neuroplasticidade.
Entre as referências dessa publicação está a última obra de Augusto Boal, A Estética do Oprimido (2009), considerado legado artístico do teatrólogo.
Com A Estética de Boal…, Flavio Sanctum, que trabalhou diretamente com o diretor, pretende dar continuidade a esse legado.
O livro será lançado dia 16 de Março (sexta), Dia Mundial do Teatro do Oprimido, às 19h no Centro de Teatro do Oprimido – Av Mem de Sá 31, Lapa.