Augusto Boal

Blog

Teatro do Oprimido discute questões de jovens em conflito com a lei, em Goiânia

24.08.2011

No dia 1º de setembro, o Teatro da Universidade Católica de Goiás (PUC) será palco de debate para discutir, por meio do Teatro do Oprimido, as opressões vivenciadas por jovens em conflito com a lei e/ou liberdade assistida (LA).
A atividade faz parte do projeto Laboratório Libertat, que tem por objetivo
utilizar as técnicas do Teatro do Oprimido para investigar as opressões de adolescentes em conflito com a lei. Este projeto é uma residência artística de Janaína Salamandra, integrante do Centro de Teatro do Oprimido – CTO, do Rio de Janeiro, contemplada com o Prêmio Residência Artísticas/ Interações Estéticas em Ponto de Cultura.
A programação contará com vídeo sobre o Teatro do obras de artes cridas pelos adolescentes estimulados pela Estética do Oprimido e uma cena de Teatro-Fórum baseada em fatos reais dos jovens. Após a apresentação haverá ainda sessão de Teatro-Legislativo.
A atividade acontece em parceria com o Ponto de Cultura ANTHROPOS e CREAS Noroeste e tem ainda a colaboração de Robson Parente, multiplicador local do
Teatro do Oprimido que atua no sistema fechado de jovens em conflito com a lei. Robson participou do projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, desenvolvido pelo CTO.
Antes da apresentação, Janna, acompanhada de Flavio Sanctum, curinga do CTO, e Elisângela Teixeira, realiza, de 25 a 31 de agosto, no CREAS Noroeste, em Capuava, oficina de Teatro do Oprimido com 20 adolescentes.
Voltado para os adolescentes em liberdade assistida (LA), coordenado por Janna Salamandra com apoio de Elisângela Teixeira e Robson Parente, o
Laboratório é, através da metodologia do Teatro do Oprimido, criada pelo teatrólogo Augusto Boal, uma pesquisa para investigar teatralmente as opressões sofridas pelos jovens em LA que fazem parte do Ponto de Cultura.